Notícias

A importância da vacinação em qualquer idade

A vacinação é uma das principais maneiras de prevenir doenças e evitar que ocorram surtos, que são causados, principalmente, devido à falta de imunização de parte da população. Mas se você pensa que apenas crianças precisam receber as vacinas, esqueça essa ideia. Afinal, as pessoas podem ficar doentes em todas as fases da vida; por isso, a importância da vacinação em qualquer idade deve ser discutida.

Para que um lugar seja considerado protegido, é necessário que pelo menos 90% das pessoas estejam com a vacinação em dia. Porém, de acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), em nível global, uma média de 13 milhões de crianças – algo em torno de 1 em cada 10 crianças – não receberam uma vacina sequer no ano de 2016. Elas, portanto, correm sérios riscos de contraírem doenças fatais, pois essas resultam em sequelas graves e até em morte.

No Brasil, os dados não são melhores: grande parte da população não está com a carteira de vacinação em dia. Isso favorece a proliferação de doenças, por causa da facilidade com que são transmitidas de uma pessoa para outra. Se ambas não estão protegidas, elas passarão para um número de pessoas cada vez maior até que o problema configure situação de emergência para os órgãos municipais e estaduais.

A importância da vacinação em qualquer idade
A importância da vacinação em qualquer idade

A vacina é segura?

Há alguns movimentos que se posicionam contrários à vacinação. O que os levam a desacreditar na importância da imunização por meio de vacinas são alguns mitos e teorias infundadas. Sendo assim, infelizmente, muita gente crê que elas não são seguras e acaba optando por não tomar a vacina. E, nisso, deixam de se proteger de doenças como varicela (catapora), gripe, caxumba, coqueluche, meningite e muito mais.

Ainda assim, os especialistas ressaltam a segurança das vacinas e destacam a importância da vacinação em qualquer idade. Eles explicam que as vacinas são feitas com antígenos (substâncias procedentes de vírus e bactérias) mortos ou inativos. No corpo, esses antígenos causam a produção de anticorpos, fazendo com que o organismo se fortaleça para evitar que a doença se instale.

Por isso, a ação das vacinas pode ser comparável à proteção natural – e ainda possui a vantagem de evitar doenças, respectivas complicações e transmissões. As que estão disponíveis no mercado passaram por diversos estudos e testes até que pudessem ser comercializadas, provando que causam mais benefícios do que riscos à saúde.

Pense em você e também em quem está ao seu redor

Quando você toma as vacinas na dosagem e tempo certos, você não cuida apenas da sua saúde, mas também a de quem está ao seu redor; em especial, idosos e crianças que têm o sistema imunológico frágil. Por isso, quando for necessário, procure a Previnna e solicite a aplicação das vacinas de acordo com a recomendação médica.

A pessoa imunizada contribui para a redução da circulação de vírus e bactérias. Então faça a seguinte reflexão: vale a pena deixar de vacinar e colocar a minha vida e a vida de outros em risco? Com certeza não! Fique atento e ajude no processo de conscientização sobre a importância da vacinação em qualquer idade.

A Previnna oferece uma lista de vacinas que você pode solicitar a aplicação de acordo com indicações médicas. Veja a lista completa clicando no botão abaixo: