Notícias

Orientações de vacinas para viajantes

Viajar é uma delícia, mas antes de aproveitar a tudo o que tem direito, é importante colocar a vacinação em dia. Isso porque alguns lugares podem oferecer risco à sua saúde. Em alguns casos, o próprio lugar de partida pode oferecer risco. E para evitar a proliferação de doenças, a migração delas de uma região a outra, é necessário que os viajantes estejam bem protegidos.

Por isso, a dica é que pelo menos um mês antes da viagem, você consulte um médico para saber quais vacinas tomar. Não há um padrão de vacinação para viajantes, tudo depende do local de partida e de destino, e das doenças existentes nesses lugares. Então, o esquema é personalizado, levando em consideração também o cartão de vacinação, a situação atual da saúde da pessoa, os fatores de risco, o tipo, a duração da viagem e o tempo que você tem até lá. Em média, de duas a três semanas antes, você deve receber a aplicação das doses recomendadas.

Orientações de vacinas para viajantes

Viagens internacionais

Alguns países exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação na entrada do viajante. Esse é um documento que comprova que a vacinação foi feita e que a pessoa não apresenta perigo de estar levando ou de retornar com alguma doença incubada. Portanto, é realmente importante conferir se o país de destino faz essa exigência, pois é possível que, caso não esteja portando o documento, o viajante seja barrado pelas autoridades locais no embarque ou desembarque.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas para viajantes são classificadas da seguinte maneira:

  • Vacinas para determinados destinos: Cólera, Hepatite A, Meningocócica, Poliomielite, Febre Tifoide, Febre Amarela e Raiva.
  • Vacinas necessárias para determinados países: Febre Amarela, Malária, Poliomielite e Meningocócica.
  • Vacinas de rotina que precisam ser revistas antes de viajar (se é necessária uma dose de reforço): Difteria, Tétano e Coqueluche, Hepatite B, Haemophilus influenzae tipo B, HPV, Gripe, Caxumba, Sarampo e Rubéola, Pneumocócica, Poliomielite, Rotavírus, Tuberculose e Varicela (catapora).
Orientações de vacinas para viajantes
Orientações de vacinas para viajantes

A Febre Amarela é, atualmente, uma das doenças mais temidas e presentes em diversos países. Vários países apresentam epidemias desse problema e alguns deles (marcados com asterisco na lista a seguir), inclusive, pedem o Certificado Internacional de Vacinação:

  • Argentina, Austrália*, Bahamas*, Bolívia*, China*, Colômbia*, Cuba*, Equador, Egito*, Índia*, Malásia*, Maldivas*, Malta*, Paraguai*, Peru, Filipinas*, Singapura*, África do Sul*, Tailândia*, Venezuela*.

Da mesma forma, a Malária também é uma das doenças preocupantes para os seguintes países:

  • Argentina, Bolívia, China, Colômbia, Equador, Egito, Grécia, Índia, Malásia, México, Paraguai, Peru, Filipinas, Coreia, Rússia, Singapura, África do Sul, Tailândia, Venezuela.

Veja a lista completa de países e respectivas recomendações neste link (em inglês): http://www.who.int/ith/2017-ith-country-list.pdf?ua=1

Para ajudar a ter uma viagem sem preocupações, a Previnna oferece uma lista de vacinas que você pode solicitar a aplicação de acordo com indicações médicas. Veja a lista completa clicando no botão abaixo: