Tipos de vacinas

VACINAS ATENUADAS

VACINAS INATIVADAS

São aquelas que contém a bactéria ou o vírus vivo, porém inapto para produzir a doença. A bactéria ou vírus é obtido a partir de um indivíduo ou animal infectado e passa diversas vezes por meios de cultura para que perca o poder infeccioso. São exemplos de vacinas atenuadas: Febre Amarela, Varicela, Rotavírus, Tríplice Viral e Tetravalente Viral.

Contêm a bactéria ou vírus morto por agentes químicos ou físicos, e esse processo é obtido por meio de engenharia genética. As bactérias ou vírus não são capazes de produzir a doença, mas levam o organismo a criar anticorpos para ela. São exemplos de vacinas inativadas:Gripe, HPV, Hepatites A e B, Tríplice Bacteriana e Poliomielite (injetável)

VACINAS CONJUGADAS

VACINAS COMBINADA

Criadas para combater diversos tipos de doenças causadas por bactérias encapsuladas (ou seja, que possuem uma capa de polissacarídeos). Nelas, é necessária a adição de uma proteína. A Prevenar (Pneumocócica 13) é um exemplo de vacina conjugada.

São diversas imunizações reunidas em uma única dose de vacina, criada para proteger de várias doenças ao mesmo tempo. Elas substituem as aplicações separadas de vacinas. A Pentavalente e a Hexavalente são exemplos de vacina combinada.