Vacinas

Herpes Zóster

SOBRE A DOENÇA

O vírus da Varicela (catapora) fica “adormecido” durante muito tempo no sistema nervoso da pessoa que foi infectada. Após muitos anos, quando o sistema imunológico fica debilitado, principalmente pela idade avançada, por doenças (crônicas, neoplasias, AIDS, entre outros) ou por tratamentos com imunossupressores (quimioterapia, por exemplo), o vírus pode reativar. Dessa forma, a pessoa adquire o Herpes Zóster, também conhecido como “cobreiro”.

A doença pode ser leve e discreta ou muito grave, quando atinge a região dos olhos, e causa pequenas bolhas, que se agrupam em bolhas maiores, cheias de líquido. Nessa etapa, o paciente deve tomar muito cuidado, porque caso entre em contato com o líquido, pode contaminar outras partes do corpo e até outras pessoas. O contato pele com pele pode transmitir para outra pessoa.

Ao estourarem, aparecem feridas que depois se transformam em crostas, sendo que nessa fase a doença não é mais transmissível. O processo todo é dolorido e pode durar meses após as lesões curarem.

INFORMAÇÕES SOBRE A VACINA

A vacina de Herpes Zóster é composta por vírus atenuados de varicela-zóster, e é aplicada via subcutânea.

INDICAÇÃO

Indicada para pessoas com 50 anos ou mais, principalmente as maiores de 60 anos de idade.

CONTRAINDICAÇÕES RELATIVAS (o médico deve ser consultado)

  • Pessoas imunodeprimidas;
  • Anafilaxia (reação alérgica grave) a algum dos componentes da vacina;
  • Pessoas com tuberculose não tratada;
  • Gestantes.

DOSES RECOMENDADAS

Uma dose apenas.