Vacinas

Hepatite B

SOBRE A DOENÇA

A Hepatite B é uma doença infecciosa, causada por vírus, que provoca inflamações no fígado. Na maioria dos casos, ela não apresenta sintomas; quando apresenta, os principais são dores musculares e de barriga, vômitos, diarreia, náusea, perda de apetite, cansaço e icterícia. Uma parte dos pacientes se tornam transmissores crônicos do vírus e, neles, a inflamação pode evoluir para outras doenças, como cirrose e câncer.

É classificada em dois tipos: o agudo, que é quando a pessoa tem a infecção por mais de 6 meses, e o crônico, quando a duração é maior. Quanto mais jovem for a pessoa, maiores são as chances dela ter o segundo tipo da doença.

Os meios de transmissão incluem sangue (transfusão, por exemplo), saliva, compartilhamento de objetos, contato com instrumentos não esterilizados em serviços, em relações sexuais e de mãe para filho na hora do parto ou da amamentação.

INFORMAÇÕES SOBRE A VACINA

A vacina da Hepatite B é inativa e tem aplicação intramuscular. Ela previne o vírus e a infecção causada por ele.

INDICAÇÃO

Indicada para todas as pessoas, em quaisquer faixas etárias. Destaca-se a necessidade de vacinação em gestantes que, por algum motivo, ainda não tenham sido vacinadas.

CONTRAINDICAÇÃO

Pessoas alérgicas a algum dos componentes da vacina ou que tiveram reações à primeira dose.

DOSES RECOMENDADAS

Bebês precisam tomar três ou quatro doses (0, 2 e 6 meses ou 0, 2, 4 e 6 meses, respectivamente).

Crianças, adolescentes e adultos que não foram vacinados no primeiro ano de vida: três doses, sendo a segunda 1 mês depois da primeira e a terceira 5 meses depois da segunda.