Vacinas

Varicela

SOBRE A DOENÇA

A Varicela, também chamada de Catapora, é uma infecção causada por um vírus, o varicela-zóster. Uma vez que a pessoa contra o vírus, ela fica imune à doença para o resto da vida. Porém, o vírus fica adormecido no organismo e caso seja reativado, pode causar a doença Herpes-Zóster.

Altamente contagiosa, a Varicela é transmitida pela saliva e por contato com secreções respiratórias ou com o líquido do interior da vesícula (lesão de pele) da pessoa infectada, lesões de pele ou objetos contaminados. O período de incubação, após o contato com o vírus, é de cerca de 15 dias.

Os sintomas relatados costumam ser febre alta, falta de apetite, cansaço, mal-estar e manchas vermelhas que coçam muito. Essas manchas se transformam em bolhas cheias de líquido, que estouram, formam machucados e, depois, crostas, até que saram por completo.

Atenção: essa é uma das doenças mais comuns em crianças até 10 anos.

INFORMAÇÕES SOBRE A VACINA

A vacina de Varicela é atenuada, aplicada de forma subcutânea e previne a doença em questão.

INDICAÇÃO

A partir de 1 ano de vida, pessoas de todas as idades.

CONTRAINDICAÇÕES RELATIVAS (o médico deve ser consultado)

  • Pessoas alérgicas a algum dos componentes da vacina ou que tiveram reações à primeira dose;
  • Indivíduos com sistema imunológico deficiente, por doença ou tratamento, devem consultar um médico para saber se podem tomar a vacina.

DOSES RECOMENDADAS

Duas doses. Para crianças pequenas, a primeira aos 12 meses e a segunda entre 15 e 24 meses. Para outras faixas etária, a segunda dose deve ser aplicada 2 meses depois da primeira.