Vacinas

Prevenar

SOBRE A DOENÇA

A vacina Prevenar é aplicada para prevenir a Doença Pneumocócica, provocada pela bactéria pneumococo. Ela é a causadora de infecções nos pulmões (Pneumonia) e ouvidos, no sangue (Bacteremia) e na membrana que reveste o cérebro (Meningite). É conhecida por ocasionar doenças graves em crianças menores de 5 anos e idosos. Os sintomas incluem febre, tosse, calafrios, fraqueza, dor no peito, frequência cardíaca elevada, queda da pressão arterial, falta de ar e confusão mental.

A transmissão ocorre pelo contato com saliva e secreções da pessoa infectada, durante a fala, tosse e espirro.

INFORMAÇÕES SOBRE A VACINA

A vacina Prevenar é composta por 13 sorotipos de pneumococo, aplicada via intramuscular, e previne cerca de 90% das doenças graves causadas por elas, como, por exemplo, pneumonia, meningite e otite.

INDICAÇÃO

  • Vacinação rotineira de crianças entre 2 meses e 6 anos de idade;
  • Para crianças maiores de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de algumas doenças crônicas (AIDS, diabetes, anemia falciforme, entre outros);
  • Pessoas maiores de 50 anos, sobretudo as que têm mais de 60 anos.

CONTRAINDICAÇÃO

Crianças que apresentaram reação alérgica a algum componente da vacina ou à dose anterior.

DOSES RECOMENDADAS

Três doses: aos 2, 4 e ​6 meses. Reforço entre 12 e 15 meses.

Dose única para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de algumas doenças crônicas, maiores de 50 anos e pessoas ainda não vacinadas. Em algumas situações, sob orientação médica, podem ser indicadas duas doses.