Vacinas

Gripe (Trivalente e Tetravalente)

SOBRE A DOENÇA

A Gripe é um problema recorrente, principalmente nas épocas de temperaturas baixas. É uma das viroses mais frequentes, e tem início súbito. Os sintomas incluem febre, tosse, mal-estar, dor de cabeça, dores no corpo, calafrios, tremores, perda de apetite, dor de garganta e coriza (quando o nariz fica escorrendo). Costuma durar, em média, uma semana. Se não tratada devidamente, pode evoluir para Pneumonia. A transmissão ocorre pelo contato com saliva e secreções da pessoa infectada, durante fala, tosse ou espirro.

INFORMAÇÕES SOBRE AS VACINAS

A vacina da Gripe, tanto a Trivalente quanto a Tetravalente, é inativa, aplicada via intramuscular, e previne a infecção causada pelo vírus Influenza.

INDICAÇÃO

Todas as pessoas, a partir de 6 meses de idade. Em especial as que apresentam maior risco de adquirir infecções respiratórias, pois elas podem ter complicações e adquirir a forma grave da doença.

CONTRAINDICAÇÃO

Pessoas com alergia a ovo de galinha, a algum componente da vacina ou que tiveram reação à dose anterior da vacina.

DOSES RECOMENDADAS

Na primeira vez em que forem vacinadas para gripe, crianças de 6 meses a 9 anos recebem duas doses, com intervalo de um mês e revacinação a cada ano.

Dose única anual para crianças maiores de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos.